domingo, 14 de junho de 2009

Portugal. De onde viemos?

Pensava eu na razão de sermos portugueses e não espanhóis!
Há séculos atrás, Espanha ainda não existia mas sim pequenos reinos dos quais sobressaia o de Castela - Leão que lutava contra um inimigo comum que procurava dominar a península ibérica – os árabes ou mouros como eram chamados procuravam as riquezas minerais e a fertilidade das terras que não existiam ou estavam esgotadas nas regiões de onde eram originários e onde as populações aumentavam! Estes trouxeram uma cultura e religião diferente que os distinguia dos demais, passando a luta a ser designada de cristãos, contra infiéis, sendo na realidade rótulos que distinguiam facilmente quem procurava manter os seus territórios ibéricos dos invasores que procuravam obter aquilo que não possuíam!
Ora um pequeno reino mais tarde chamado condado portucalense “aproveitou” as atenções focadas de Castela e aliados no processo de reconquista (contra os árabes), para empreender uma dupla luta rebelde, sem par pela independência contra Castela e contra os árabes! Nesta luta de séculos uniu-se toda a Hispânia, acabando por vencer os árabes mas perdendo o território do condado portucalense!
Entretanto esse território independente virou-se para o mar já que a Espanha era uma grande potência militar, cabendo a Portugal jogar há defesa, conquistando territórios noutras latitudes, espalhando a fé cristã, (a hierarquia religiosa era o grande financiador), mas acima de tudo comerciando e recebendo riquezas que nem sempre foram usadas para o verdadeiro desenvolvimento do nosso pequeno território peninsular, mas um mérito não nos pode ser tirado, porque fomos uns dos primeiros globalizadores!
Entretanto vemos cada vez mais o ressurgir das antigas nacionalidades regionais que formam a península, senão vejamos:
Uma região "rebelde" que procura a independência a todo o custo (País Basco); a região "tímida" que procura conciliar a autonomia com os benefícios de ser uma província espanhola, (Galiza); por fim uma região "evoluída" que já leva bastantes anos de autonomia e é uma das regiões mais desenvolvida de Espanha, (Catalunha)! E agora o nosso Portugal que corre o risco de se tornar efectivamente numa província espanhola! O futuro o dirá, assim é a história das nações!

Sem comentários:

Enviar um comentário